terça-feira, 9 de março de 2010

Treinamento aeróbio das crianças A criança deve correr sem cobrança

Embora a criança não seja uma miniatura de gente, sabe-se que o sistema cardiovascular desenvolve e reage ao treinamento aeróbio e/ou de resistência da mesma forma que os adultos proporcionando uma boa base para outras valências físicas como a velocidade, e os diferentes tipos de força. Significa dizer que a corrida, o ciclismo e a natação de maior duração são indicados às crianças e adolescentes. Maior duração não é a mesma coisa que longa duração e ou distâncias exageradas. Essas atividades devem ser estimuladas de forma lúdica e ao gosto da criança sem a obrigação de percorrer distâncias fixas deixando-as livres para interromper conforme o cansaço individual.
Estudos bem conduzidos mostram que a capacidade máxima de consumo de oxigênio da criança fisicamente ativa aumenta proporcionalmente ao crescimento. Em compensação a capacidade anaeróbia é mais limitada aumentando somente a partir da adolescência em função da maturação hormonal. Antes da adolescência a diferença entre meninos e meninas é pequena chegando em alguns casos, meninas até serem mais rápidas que os meninos.
As fases ótimas para desenvolver a resistência aeróbia seriam 10 - 12 e 17 - 18 anos de idade. Dos 13 aos 16 podem, ser chamados de períodos de transição marcados por um conjunto de características anatômicas e funcionais onde pode ser melhorada a coordenação motora a força e a endurance. Um fundista deve começar a ser preparado a partir dos 10 anos de idade, mas com certa cautela. Se por um lado essa é a melhor idade para começar, por outro, os excessos podem levar a um abandono precoce da carreira. A preparação de um fundista leva de 10 a 15 anos. Um atleta que atinge o pico de performance muito cedo, pode não agüentar muitos anos com os rigores do treinamento principalmente por causa da cobrança ser cada vez maior. Uma criança já tendo talento esportivo para as provas de fundo aos dez anos deve contar com um planejamento lento gradual e progressivo em longo prazo. O problema é quando esses jovens atletas esbarram nas vaidades de técnicos interessados em promoção pessoal colocando-as em tudo quanto é campeonato juvenil tirando proveito da fama de ser “supostamente” um bom técnico. Para “esses”, não interessa a saúde da criança. O técnico ou profissional de Educação Física é, em princípio, o principal responsável por conduzir e cuidar bem da carreira do atleta. É a pessoa detentora do conhecimento. Não deve, por questões éticas e princípios, se render às pressões de dirigentes inescrupulosos. A transformação do corpo é muito rápida e essa é a época em que o adolescente precisa estar física e emocionalmente bem orientado para suportar todas essas transformações.
Até hoje, desde os estudos de Hollman 1978, tem sido citada a variação dos níveis de lactato durante as diversas faixas etárias. Aos três anos 1,8 mmoles, cinco anos 2,0 mmoles, sete anos 7 mmoles até atingir os 16 a 18 mmoles por volta dos 25 anos de idade.
Prova-se assim, que as crianças têm capacidade de participar de corridas curtas e rápidas ou as de maior duração de média velocidade. Pesquisadores citam serem inadequadas as competições de 600 a 800 metros por apresentarem altos valores de concentração de lactato, teoricamente dissipado somente uma hora depois do estímulo.
Da mesma forma o teste ou avaliação de desempenho usando essa distância pode não ser adequado ou válido. Ou seja, elas acumulam lactato, mas a capacidade de dissipar é pequena. Essa capacidade de acumular o lactato parece obedecer a uma ordem biológica porque mesmo crianças melhores treinadas ou mais desenvolvidas, essa valência física não apresenta evolução significativa.
Ao entrar na adolescência nota-se um crescimento longitudinal e depois transversal ou ponderal. Aí entra a vantagem da musculação encorpando o adolescente e definindo a massa muscular.
Os programas na segunda infância devem proporcionar variedade de movimentos, oportunidade que a escola deve dar aos alunos, ficando a cargo do profissional de Educação Física. O plano de aula deve ser calcado nesses fundamentos e não apenas na preferência pessoal.

2 comentários:

  1. A parte da resistência está muito bem documentada, muito obrigado por me tirar algumas dúvidas. Por outro lado queria saber mais sobre velocidade, reacção de resposta, reflexos, explosão, agilidade, tudo isto para uma criança de 10 anos e dai em diante.
    Tenho um filho de 10 anos que pratica futebol desde os 4 anos. Teve sempre muito treino e está muito bem desenvolvido na resistência (tem bradicardia sinodal com 47 bps). Na parte da agilidade, tenho feito medidas com o teste do quadrado e encontra-se no muito bom (6,36 seg.) apesar de ser muito alto para a sua idade (149 cm). Na parte da velocidade tenho medido os 20 metros (3,78 seg.) não sei se é muito ou pouco, ainda não encontrei tabela nenhuma sobre isso (se tiver alguma agradecia que me envia-se). Queria mais alguns testes para poder verificar mais parâmetros, caso os tenha e me possa enviar.
    O blog é: http://vascomartins2001.blogspot.com/
    O meu mail é: mrcgmartins@gmail.com
    Obrigado

    ResponderExcluir
  2. A Dermatoglifia é um exame que nossa empresa realiza, através da coleta das impressões digitais dos dedos das mãos, afim de descobrir seu potencial individual de fibras musculares e capacidades físicas para maximizar o trabalho para resultados Este exame foi criado na Rússia e atualmente utilizado no treinamento físico para qualidade de vida e performance em todo o mundo, pode ser utilizado para a descoberta de talentos no esporte, como também, orientar o treinamento individualizado para a melhoria da qualidade de vida e saúde. Caso queira realizar com você ou seus alunos, entre em contato conosco pelo whatsapp: +55 15 996738143. Conheça este exame: https://www.youtube.com/watch?v=6-LT80sPERY e veja nosso site: www.dermatosport.webnode.com
    Pode ate ser realizado a distância.

    ResponderExcluir